Início > Windows Live > Trabalhando com Arquivos e Pastas no Windows 7

Trabalhando com Arquivos e Pastas no Windows 7

Arquivos são itens que armazenam alguma Informação como textos, imagens, contatos, planilhas, etc. No Windows, cada tipo de arquivos é representado com um ícone específico:

Na figura abaixo é possível visualizar alguns tipos de arquivos: Contato, Figura, Planilha Excel e documento Word.

clip_image002

As pastas são repositórios usados para armazenar os arquivos. É uma forma de manter os arquivos organizados de acordo com sua característica. Exemplo: Criar uma pasta chamada documentos, uma chamada música e outra chamada vídeos. Pelo nome da pasta é possível identificar o conteúdo delas.

clip_image004

As pastas além de arquivos podem conter dentro delas outras pastas a qual chamamos de subpastas. É possível criar inúmeras subpastas e arquivos.

Uma forma de acessar facilmente os arquivos e pastas no Windows é através de Libraries ou Bibliotecas.
Essas Libraries estão divididas inicialmente em 4 categorias mas podemos criar novas:

1. Documents Library: É usada para organizar e gerenciar documentos de textos, planilhas, apresentações e outros tipos de arquivos. Por padrão os arquivos da pasta My documents são listados nessa Library.

2. Picture Library: Usada para organizar fotos digitais, arquivos escaneados e figuras diversas. O padrão é que o conteúdo da pasta My Pictures seja apresentado nessa Library.

3. Music Library: É usada para organizar as músicas digitais como as que são ripadas em CD ou baixadas da internet em formato MP3, WMA, etc. Por default o conteúdo da pasta My Music é mostrada nessa Library.

4. Vídeos Library: É usada para organizar vídeos como os gerados por máquinas digitais ou vídeos baixados da internet. Por default o conteúdo da pasta My Vídeos é mostrada nessa Library
Consulte esse documento para aprender mais sobre Library:

Trabalhando com arquivos e pastas fatalmente você se deparará com a janela abaixo na qual iremos entender as partes dela:

clip_image006

1. Painel de Navegação: Use esse painel para acessa as libraries, pastas e pesquisas salvas. Use o botão favorito para ver as pastas mais acessadas e também ver as pesquisas salvas. É possível também usar o ícone Computador (Computer) para ter acesso aos discos locais e drives de rede mapeados e discos removíveis.

2. Botão Voltar: Esse não tem muito o que falar. O próprio nome já diz para que serve.

3. Barra de Ferramenta: Usado para as tarefas mais comuns como alterar a aparência de arquivos e pastas, gravar arquivos em CD ou mostras as fotos em slide show.

4. Barra de Endereço: Use essa barra para navegar entre pastas ou bibliotecas.

5. Painel Library: Esse painel só aparece quando se está acessando uma biblioteca (library). Use esse painel para customizar a library.

6. Coluna de Cabeçalho: Use essa coluna para alterar como as listas de arquivos são organizados.

7. Lista de Arquivos: Esse é o local onde as pastas e arquivos são apresentados.

8. Caixa de Pesquisa: Local para pesquisas de arquivos, pastas,etc

9. Painel de Detalhe: Use esse painel para ver um preview de um arquivo sem ter que abrí-lo. Basta selecionar o arquivo que uma parte dele será apresentada ao lado direito do painel.

Através do botão de vizualização é possível alterar o tamanho e forma que os arquivos e pastas serão mostrados:

clip_image008


Copiar e Colar arquivo e pastas

Uma tarefa que precisamos fazer ao trabalhar com arquivos e pastas é copiar e colar. Nas outras versões de Windows quando é necessário colocar uma janela ao lado da outra se torna um pouco difícil o ajuste do tamanho de cada uma. No Windows 7 agora facilmente podemos concluir essa tarefa. Basta abrir as duas janelas que iremos trabalhar e clicar na parte superior dela e arrastar uma para o lado esquerdo como se estivesse jogando-a para fora da tela até ela se autoajustar e na outra janela fazer o mesmo procedimento porém para o lado direito.

clip_image010

Veja o resultado:

clip_image012

Nota: Para voltar ao tamanho normal das janelas basta um click duplo na parte superior dela.

Painel de Pré-Visualização: Com esse recurso habilitado é possível ver o conteúdo do arquivo sem abri-lo. Basta selecionar o arquivo e ao lado direito será mostrado um preview dele:

clip_image014

As outras tarefas como criar, deletar e abrir arquivos existentes segue o mesmo padrão das versões anteriores do Windows.

Daniel Santos
MVP Windows Server System – Small Business Server
Blog: http://carlosfprocha.com/blogs/danielsantos/
Sites
:
Comunidade: http://www.technetbrasil.com.br/forum
Corporativo
: http://www.dacnetwork.com.br/

Categorias:Windows Live
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: