Início > Windows Live > Conheça a Tecnologia BLOB que estará presente no SBS 2011

Conheça a Tecnologia BLOB que estará presente no SBS 2011

Visão geral do Armazenamento de BLOB Remoto (SharePoint Foundation 2010)

Este artigo descreve o RBS (Remote BLOB Storage, Armazenamento de Blob Remoto) e discute sua implementação com o Microsoft SharePoint Foundation 2010.

Os objetos binários grandes (BLOBs) são elementos de dados que possuem alguma destas características:

  • Dados não estruturados sem esquema (como alguns dados criptografados).
  • Uma grande quantidade de dados binários (muitos megabytes ou gigabytes) com um esquema muito simples, como arquivos de imagem, streaming de vídeo ou clipes de som.

Por padrão, o Microsoft SQL Server armazena os dados BLOB em seus bancos de dados. Conforme o uso de um banco de dados aumenta, o tamanho total de seus dados BLOB pode ser expandido rapidamente e ultrapassar o tamanho total dos metadados do documento e de outros dados estruturados armazenados no banco de dados. Essa atividade consome grandes quantidades de espaço de arquivo e usa os recursos do servidor otimizados para os padrões de acesso ao banco de dados.

O RBS (Remote BLOB Storage) é uma API de biblioteca definida e incorporada como um pacote complementar de recursos para o Microsoft SQL Server 2008 e para o Microsoft SQL Server 2008 Express. O RBS foi desenvolvido para mover o armazenamento de BLOBs dos servidores de banco de dados para soluções de armazenamento de mercadorias. O RBS economiza uma quantidade significativa de espaço, conserva recursos caros de servidor e fornece um modelo padronizado para os aplicativos acessarem os dados BLOB.

O RBS usa um provedor para conectar-se a qualquer repositório de BLOB dedicado que implemente as APIs do RBS. O RBS é fornecido com o provedor FILESTREAM do RBS. O provedor FILESTREAM tem suporte em bancos de dados locais somente no SharePoint Foundation 2010. Provedores de terceiros do RBS também podem ser usados com as APIs do RBS para criar uma solução de armazenamento de BLOB. O Microsoft SharePoint Foundation 2010 oferece suporte à implementação de um armazenamento de BLOB que acessa as APIs do RBS por meio de um provedor.

Ee748607.note(pt-br,office.14).gifObservação:

Além do provedor FILESTREAM, o SQL Server 2008 é fornecido com o recurso FILESTREAM, que não usa as APIs do RBS. O recurso FILESTREAM gerencia os BLOBs em um banco de dados SQL usando o sistema de arquivos NTFS subjacente. O SharePoint Foundation 2010 não oferece suporte a implementações remotas de armazenamento de BLOB que usam o recurso FILESTREAM.

Ee748607.note(pt-br,office.14).gifObservação:

Em uma instalação autônoma do Windows SharePoint Services 3.0, os bancos de dados de conteúdo são armazenados no Banco de Dados Interno do Windows e não possuem limitação de tamanho. Por outro lado, no SharePoint Foundation 2010, os bancos de dados de conteúdo são armazenados no SQL Server 2008 Express com tamanho de, no máximo, 4 GB por banco de dados. Se você estiver fazendo a atualização do Windows SharePoint Services 3.0 e existirem bancos de dados de conteúdo de 4 GB ou mais, use o Microsoft SQL Server 2008 R2, SQL Server 2008 com Service Pack 1 (SP1) e Atualização Cumulativa 2 ou SQL Server 2005 com SP3 e Atualização Cumulativa 3 ou o RBS.

O Microsoft SQL Server Express 2008 R2 oferece suporte a bancos de dados com até 10 GB. Se a sua instalação incluir bancos de dados entre 4 GB e 10 GB, você poderá atualizar o Microsoft SQL Server Express 2008 R2 para a sua solução de armazenamento de banco de dados de conteúdo.

Para obter mais informações e recomendações sobre a realização da atualização com o RBS, consulte Atualizando de uma instalação autônoma do Windows SharePoint Services 3.0 para o SharePoint Foundation 2010 quando os bancos de dados de conteúdo excedem 4 GB (Armazenamento de BLOB Remoto).

Você pode usar o RBS com o SharePoint Foundation 2010 e com o Microsoft SQL Server 2008 com Service Pack 1 (SP1) e Atualização Cumulativa 2 para otimizar os recursos de armazenamento do banco de dados. Para obter mais informações sobre como instalar o RBS na instalação de um novo SharePoint Foundation 2010, consulte Instalar e configurar o Remote BLOB Storage ou o External BLOB Storage (SharePoint Foundation 2010).

Fonte: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/ee748607.aspx

MVP – Daniel Santos
Twitter – www.twitter.com/danielsantos_ti

Categorias:Windows Live
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: