Início > Ferramentas > Qual a Melhor Forma de Realizar Backup?

Qual a Melhor Forma de Realizar Backup?

 

Por Eduardo Pereira
Fonte: http://www.vivenciaemtecnologia.com/backup/

Qual é o melhor backup a ser feito para a empresa e no qual terei mais segurança? Neste tópico, darei apenas uma dica devido à minha experiência neste item tão importante para qualquer pessoa.

Backup incremental captura todos os dados que foram alterados desde o backup total ou incremental mais recente. Você deve usar uma fita de backup total (não importa há quanto tempo ela tenha sido criada) e todos os conjuntos de backups incrementais subseqüentes para restaurar um servidor. Um backup incremental marca todos os arquivos como tendo sido submetidos ao backup; ou seja, o atributo de arquivamento é desmarcado ou redefinido. Caso você opte por esta opção, apenas tome cuidado com a fita em que estará o backup total. Caso ela venha a dar problemas, o seu backup anterior poderá estar comprometido. A restauração de dados é mais complexa e demanda tempo, mas o backup tem a vantagem de ser rápido.

Backup diferencial captura os dados que foram alterados desde o último backup total. Você precisa de uma fita de backup total e da fita diferencial mais recente para executar uma restauração completa do sistema. Ele não marca os arquivos como tendo sido submetidos ao backup (ou seja, o atributo de arquivamento não é desmarcado). Tem como desvantagem o volume, mas sua restauração é muito rápida. Também esbarramos no mesmo problema do backup incremental: a fita do backup total deve estar em boas condições, caso contrário o seu backup estará comprometido.

Backup completo ou backup total captura todos os dados. Sua vantagem é a segurança, pois todas as fitas são um backup completo do seu sistema a desvantagem é o tempo, que é muito longo.

Vimos aqui que todos os backups dependem do backup total. A minha dica para o seu conforto é que você faça um backup total durante uma semana. Faça uma rotina para que pelo menos o backup total seja feito 2 (duas) vezes por semana e o restante dos dias pode ser incremental ou diferencial.

Mais uma dica: guarde sempre uma fita mensal do seu backup (Backup total) por questões de segurança

 

Daniel Santos – MVP Small Business
twitter: www.twitter.com/danielsantos_ti
www.dacnetwork.com.br

Categorias:Ferramentas
  1. Andre
    08/01/2014 às 7:07 pm

    Você teria mais alguns arquivos que fale só sobre backup. pois estou fazendo minha monografia sobre este assunto.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: