Início > Windows 8 > Migrando para Windows 8

Migrando para Windows 8

 

Visão Geral: Com o fim do suporte do Windows XP que será em 8 de abril, irei reunir algumas informações que julgo importantes para migração para o Windows 8.

Site da Microsoft falando do fim do suporte: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/end-support-help

Ciclo de Vida de suporte dos produtos Microsoft

A diretiva do Ciclo de Vida do Suporte Microsoft entrou em vigor em outubro de 2002 e se aplica à maioria dos produtos disponíveis atualmente por varejo ou licenciamento em volume e à maioria dos produtos que serão lançados no futuro. Com essa diretiva, a Microsoft oferecerá um mínimo de:

  • 10 anos de suporte (5 anos de fase de Suporte Base e 5 anos de fase de Suporte Estendido) no nível de service pack com suporte para os produtos para empresas, programadores e produtos de sistemas operacionais de desktop.
  • 5 anos de fase de Suporte Base no nível de service pack com suporte para os produtos de Consumo/Hardware/Multimídia
  • 3 anos de fase de Suporte Base para produtos lançados anualmente (por exemplo, Money, Encarta, Picture It! e Streets & Trips)

Fases do Ciclo de Vida do Suporte

Tipo de Suporte
Fase de Suporte Base
Fase de Suporte Estendido
Suporte de Auto-ajuda Online

Solicitação para alterar o design e os recursos do produto
Disponível
Não disponível
Acesso gratuito a conteúdo online, como artigos da Base de Dados de Conhecimento, informações online sobre produtos e outros WebCasts de suporte online

Atualizações de segurança
Disponível
Disponível

Outros hotfixes que não sejam de segurança
Disponível
Disponível apenas com a compra do Contrato de Suporte de Hotfix Estendido

Suporte complementar1 incluído com licença, programa de licenciamento2 e outros programas de suporte gratuitos
Disponível
Não disponível

Todo suporte pago (incluindo Premier, Essential, Professional, SA e PPI) é elegível a suporte estendido
Disponível
Disponível

Aplicabilidade da categoria do produto
Aplica-se a todos os produtos
Aplica-se apenas a softwares empresariais e de desenvolvimento
Aplica-se a todos os produtos


Disponível

Não disponível

Disponível apenas com a compra do Contrato de Suporte de Hotfix Estendido
Não está disponível para sistemas operacionais de consumo para Desktop

1 Refere-se a opções de suporte por telefone e de suporte online.
2 Por exemplo, incidentes de suporte adquiridos por meio do Software Assurance para produtos de servidor.

Fase de Suporte Base

A fase de Suporte Base é a primeira fase do ciclo de vida do suporte ao produto.
No nível de service pack com suporte, a fase de Suporte Base inclui:

  • Suporte de incidentes (suporte de incidentes sem custos, suporte de incidentes pago, suporte com custos calculados por hora, suporte para reivindicações de garantia)
  • Suporte de atualização de segurança
  • Capacidade de solicitar hotfixes que não sejam de segurança

Observação:

  • Pode ser necessária a inscrição em um programa de suporte para receber esses benefícios para determinados produtos.

Fase de Suporte Estendido

A fase de Suporte Estendido segue a fase de Suporte Base para os produtos para empresas, programadores e produtos de sistemas operacionais de desktop.
No nível de service pack com suporte, a fase de Suporte Estendido inclui:

  • Suporte pago
  • Suporte de atualização de segurança sem custos adicionais
  • O suporte de hotfix não relacionado à segurança exige a compra de um contrato de Suporte de Hotfix Avançado à parte (as taxas por correção também são aplicáveis).
    Este acordo não está disponível para sistemas operacionais de consumo para Desktop. Mais detalhes estão disponíveis
    aqui .

Observação:

  • A Microsoft não aceitará solicitações de suporte de garantia, de alterações de design ou de novos recursos durante a fase de Suporte Estendido.
  • A fase de Suporte Estendido não está disponível para produtos de Consumo, Hardware ou Multimídia.
  • Pode ser necessária a inscrição em um programa de suporte para receber esses benefícios para determinados produtos.

Suporte de Auto-ajuda Online

O Suporte de Auto-ajuda Online está disponível em todo o ciclo de vida de um produto e por no mínimo 12 meses após o término do suporte. Artigos da Base de Dados de Conhecimento online da Microsoft, perguntas frequentes, ferramentas de solução de problemas e outros recursos são fornecidos para ajudar os clientes a solucionar problemas comuns.

Observação:

  • Pode ser necessária a inscrição em um programa de suporte para receber esses benefícios para determinados produtos.

Maiores Informações sobre o ciclo de vida de suporte:http://support.microsoft.com/lifecycle/?ln=pt-br

Requisitos do sistema do Windows 8

Se você quer executar o Windows 8 no seu computador, veja o que é preciso:

  • Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com suporte a PAE, NX e SSE2 (mais informações)

  • RAM: 1 gigabyte (GB) (32 bits) ou 2 GB (64 bits)

  • Espaço no disco rígido: 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits)

  • Placa gráfica: Dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com driver WDDM

Requisitos adicionais para usar determinados recursos:

  • Para utilizar o toque, você precisa de um tablet ou um monitor que seja compatível com multitoque (mais informações)

  • Para acessar a Windows Store, baixar e executar aplicativos, é preciso ter acesso à Internet e uma resolução de tela mínima de 1024 x 768

  • Para ajustar aplicativos, é preciso ter uma resolução de tela mínima de 1366×768

  • Acesso à Internet (o provedor de serviços de Internet poderá cobrar tarifas)

  • A inicialização segura requer um firmware que seja compatível com UEFI v2.3.1 Errata B e tenha a Autoridade de Certificação do Microsoft Windows no banco de dados de assinaturas da UEFI

  • Alguns jogos e programas podem exigir placa de vídeo compatível com DirectX 10 ou superior para melhor desempenho

  • A conta da Microsoft é necessária para alguns recursos

  • Para assistir a DVDs, é necessário um software de reprodução separado (mais informações)

  • A licença do Windows Media Center é vendida separadamente (mais informações)

  • O BitLocker To Go exige um pen drive (somente Windows 8 Pro)

  • O BitLocker exige o TPM (Trusted Platform Module) 1.2 ou um pen drive (somente Windows 8 Pro)

  • O Hyper-V Cliente exige um sistema de 64 bits com recursos SLAT (conversão de endereços de segundo nível) e 2 GB de RAM adicionais (somente Windows 8 Pro)

  • É necessário um sintonizador de TV para reproduzir e gravar programas de TV ao vivo no Windows Media Center (somente Windows 8 Pro Pack e Windows 8 Media Center Pack)

        • O que são as tecnologias PAE, NX e SSE2 necessárias para instalação do Windows 8

        PAE (Extensão do Endereço Físico), NX (Bit de processador NX) e SSE2 (Streaming de Extensões SIMD 2) referem-se a recursos do processador. PAE habilita processadores de 32 bits a acessar mais de 4 GB de memória física em versões compatíveis do Windows e é um pré-requisito para NX. NX permite ao processador proteger o PC contra ataques de software mal-intencionado. SSE2 (há muito tempo um padrão em processadores) é um conjunto de instruções cada vez mais usado por aplicativos e drivers de terceiros. No Windows 8, para que os recursos de defesa contra malware funcionem de forma confiável, é necessário que o processador dê suporte a NX. Para aumentar a confiabilidade dos aplicativos e drivers de terceiros executados no Windows 8, SSE2 também é necessário. Se o PC não der suporte a PAE, NX e SSE2, não será possível instalar o Windows 8. O Assistente de Atualização exibirá uma mensagem de erro se o processador não der suporte a PAE e SSE2. Você também verá um aviso se o processador não der suporte a NX ou se o NX estiver desligado no BIOS do PC. A Instalação do Windows 8 tentará ligar o NX durante a instalação e, se não for possível, retornará o PC ao sistema operacional atual.

        Você pode verificar se o seu processador é compatível com NX e habilitá-lo, se estiver desabilitado, através do BIOS do PC. O acesso ao BIOS varia de acordo com o fabricante do PC. Normalmente, você pressiona uma tecla (como F2, F12, Delete ou Esc) ou uma combinação de teclas logo após ligar o PC antes que o Windows seja iniciado. Para saber mais, veja as informações que acompanham o PC ou visite o site do fabricante. Quando estiver no BIOS, procure as configurações de NX ou😄 na guia Segurança para habilitar o suporte a NX. Se a configuração do BIOS para a opção de suporte a NX não estiver disponível em seu PC, entre em contato com o fabricante do PC para saber como atualizar o BIOS

        Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-8/what-is-pae-nx-sse2

        Entendendo as opções de downgrade ( Comprar Windows 8 e usar Windows 7)

        Noções básicas sobre os direitos de downgrade

        Page Overview Image

        Direitos de downgrade do Windows

        Page Overview

        A disponibilidade do Windows 8 é uma excelente oportunidade para você consultar seus clientes e aumentar seus negócios. Com os níveis mais elevados de confiabilidade, segurança, desempenho, administração e suporte oferecidos pelo Windows 8, é possível desenvolver um caso de negócios mais sólido para o sistema operacional Windows 8.

        Page Content

        Visão geral dos direitos de downgrade

        Os direitos de downgrade são um direito do usuário final e estão documentados nos Termos de Licença de Software que os clientes aceitam quando executam o software do Windows pela primeira vez.

        Observe que os direitos de downgrade do usuário final estarão disponíveis durante o ciclo de vida de vendas dos sistemas operacionais Windows e Windows Server, com duração de até dois anos após a data de lançamento de uma nova versão.

        Obtenha mais informações sobre o ciclo de vida do Windows e as políticas de disponibilidade de produtos Windows.

        Por que os clientes usariam os direitos de downgrade?

        Exemplo:

        • A organização do seu cliente precisa de um novo sistema que seja executado na mesma plataforma dos sistemas existentes, o Windows 7 Professional.

        Os direitos de downgrade oferecem uma solução prática. O cliente pode:

        • Adquirir um computador com o Windows 8 Pro pré-instalado.
        • Fazer downgrade (sem custo adicional) para o Windows 7 Professional.
        • Migrar para o Windows 8 Pro no momento adequado. O sistema está licenciado e pronto para conversão.
          Versões OEM do Windows 8 qualificadas para downgrade

        O Windows 8 Pro inclui direitos de downgrade para:

        • Windows 7 Professional
        • Windows Vista Business

        Processo dos direitos de downgrade

        Para fazer downgrade de software do Microsoft Windows ou do Windows Server, os clientes precisam:

        • Adquirir um computador com o software do Windows ou do Windows Server pré-instalado.
        • Aceitar os Termos de Licença de Software para Usuário Final.
        • Executar o downgrade ou autorizar um terceiro a realizá-lo em seu nome.

        O processo de downgrade

        Siga estas etapas para fazer downgrade para uma versão anterior de software do Windows ou do Windows Server:

        1. Obtenha uma mídia do Windows original e uma chave do produto (Product Key) correspondente para a versão do Windows qualificada para downgrade.
          • A mídia deve ser proveniente de uma versão anterior licenciada legalmente dos canais de revenda ou OEM.
          • Os usuários finais licenciados separadamente por meio do VL (Licenciamento por Volume) da Microsoft podem fornecer a mídia VL e a chave a um integrador de sistemas, para que facilite o downgrade em seus sistemas.
        2. Insira a mídia da versão do Windows qualificada para downgrade na unidade de CD e siga as instruções de instalação.
        3. Digite a chave do produto.
          • Se o software foi ativado anteriormente, não será possível ativá-lo online. Nesse caso, será exibido o número de telefone do Suporte de Ativação do local apropriado. Ligue para o número e explique as circunstâncias. Quando for determinado que o usuário final tem uma licença qualificada do Windows, o representante do atendimento ao cliente fornecerá um código de ativação de uso único para ativação do software. Observe que a Microsoft não fornece uma chave de produto (Product Key) completa nesse cenário.
        4. Ative o software.

        Veja os detalhes adicionais e as perguntas frequentes

        Autorização para que um terceiro exerça os direitos de downgrade em nome do usuário final

        Desde que determinados requisitos sejam atendidos, os usuários finais podem solicitar que outra pessoa execute o downgrade em seu nome. No documento a seguir, há esclarecimentos sobre como atender a esses requisitos e o que esse processo envolve.

        End User Downgrade Rights Facilitation Options .pdf 88 KB

        Como os direitos de downgrade se aplicam aos usuários finais, não foram desenvolvidos originalmente para a participação de terceiros, pois este processo implica muitas complicações. Além disso, esse tipo de participação não é adequado para realização em grande escala

        Fonte: http://www.microsoft.com/oem/pt-br/licensing/sblicensing/Pages/downgrade_rights.aspx#fbid=Q8ouvs3jg5U

        Daniel Santos – MVP Small Business Server
        Twitter:
        www.twitter.com/danielsantos_ti
        Blog: www.wordpress.com/engdanielsantos
        Site Corporativo: www.dacnetwork.com.br

         

           

        Categorias:Windows 8
        1. Nenhum comentário ainda.
        1. No trackbacks yet.

        Deixe uma resposta

        Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

        Logotipo do WordPress.com

        Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

        Imagem do Twitter

        Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

        Foto do Facebook

        Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

        Foto do Google+

        Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

        Conectando a %s

        %d blogueiros gostam disto: